Os esquemas a seguir ilustram o sistema esquelético na espécie humana. Mais de duzentos ossos (206) compõem o sistema esquelético humano. Os ossos são fortes e leves, em uma pessoa de 50 kg de peso, os ossos correspondem apenas a 7kg.
Observem que os ossos do crânio apresentam suturas entres eles, por isso dizemos que são ossos imóveis. Essas suturas, em crianças recém-nascidas, são tecidos conjuntivos macio entre os ossos do crânio, denominadas moleira ou fontanela. A moleira permite que os ossos se acomodem ao crescimento rápido do cérebro e também facilita a passagem da cabeça do bebê pelo canal vaginal na hora do parto. Após 2 anos de idade a moleira é substituída por tecido ósseo.
Clique nas imagens para ampliá-las.
As estruturas representadas abaixo, em azul, tratam-se de tecidos conjuntivos que fazem o ligamento entre os ossos, denominadas cartilagens costais. Essas cartilagens são fundamentais durante a respiração, permitindo que a caixa torácica aumente de volume. Os discos entre as vértebras da coluna são chamados de discos intervertebrais e atuam como almofadas impedindo o choque entre as vértebras quando andamos ou corremos.
muito bem explicado, obrigada!
ResponderExcluirresposta nota 10
ResponderExcluirNa foto das costelas, colocou esterno 2 vezes, mas na realidade o osso superior é a clavícula.
ResponderExcluir